Resumo

Doutor e Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2020, 2014), graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atua como Professor do Curso de Design da Universidade Positivo e como Designer Gráfico com ênfase em projetos de design da informação. Possui experiência nas áreas de: experiência do usuário (UX), visualização da informação, infografia e design da informação. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: história do design, memória gráfica, pensamento visual, infografia e linguagem gráfica. É secretário da gestão (2020-2022) da Sociedade Brasileira de Design da Informação e um dos fundadores do podcast de divulgação de conhecimentos em design, o Visual+mente. Também organiza desde 2014 o projeto de ensino Pensar Infográfico, que busca promover a discussão e prática da infografia, para designers e não-designers.

Formação

Tese
Framework para design de infográficos : uma proposta a partir de um estudo de caso em infografia de saúde (2020). baixe aqui

Dissertação
Infográficos animados e interativos em saúde: um estudo sobre a compreensão de notícias. (2014) baixe aqui

Docência

Graduação

Universidade Positivo UP
2015 – Atualmente

Universidade Federal do Paraná UFPR
2021 – 2022

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
2015 – 2016

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná SENAI
2014 – 2015

Pós-Graduação (Lato-Sensu)

Universidade Estadual de Londrina UEL
2019 – Atualmente

Universidade Positivo UP
2015 – Atualmente

Universidade Passo Fundo
2019

Interesses de Pesquisa

Design da informação, memória gráfica, visualização de dados, teoria do design.

Publicações

em breve, por enquanto você pode consultar no lattes.

2020

Framework para Design de Infográficos

biscoitao

Uma proposta a partir de um estudo de caso em infografia
de saúde

Tese de doutorado em design

Rafael de Castro Andrade

dilminha

universidade federal do paraná

universidade federal do paraná

No contexto da produção de infográficos digitais, os profissionais têm que lidar com diversas informações tanto a respeito do conteúdo que estão representando visualmente, bem como com questões ligadas ao contexto no qual está sendo desenvolvido o infográfico, que possui restrições e requisitos, entre outros aspectos que afetam a produção. Nesse sentido esta tese apresenta o desenvolvimento e avaliação de um framework voltado para auxiliar o design de infográficos digitais de saúde. Para tal, buscou-se construir um artefato que considerasse aspectos das informações de saúde e necessidades informacionais de produtores. De tal maneira, que o artefato seja flexível e não prescritivo, funcionando como apoio para o design. Desta forma não cerceando processos criativos e de design já estabelecidos, assumindo assim a função de complemento a processos. O desenvolvimento do framework se desenvolveu em três fases. A primeira de exploração para identificar os principais pontos a serem considerados no framework, esta contou com um Estudo de caso da produção de infográficos de saúde da UNASUS/UFMA, levantamento documental de infográficos de saúde veiculados em jornais e revisas e entrevista com uma infografista profissional especializada em saúde.

A segunda fase foi de desenvolvimento da proposição inicial na qual se gerou a primeira versão do framework o qual foi submetida uma avaliação em um painel de especialistas, na qual dez profissionais discutiram sobre a relevância dos itens propostos e pertinência dos termos empregados. Esta avaliação indicou que o framework deveria ter uma maior objetividade. Neste sentido, diante das colocações dos especialistas a literatura foi revisitada para então serem implementados refinamentos a proposta do framework para o design de infográficos digitais de saúde. Sendo que como desdobramentos futuros é necessária a validação do framework em uma situação real de produção.

PALAVRAS CHAVE 

Infografia, informações de saúde, design de infográficos

Downloads

2012

Infográficos animados
e interativos em saúde

Um estudo sobre
a compreensão de notícias

UFPR
Setor de Artes, Comunicação e Design

 Diante da lacuna teórica a respeito da compreensão da infografia jornalística, esta dissertação descreve uma pesquisa sobre compreensão de infografias jornalísticas de saúde online. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o impacto das características gráficas da animação e interação na compreensão de infográficos. Isto se deu através de pesquisa bibliográfica sobre aspectos gráficos e informacionais da infografia, animação e interação, estudo analítico e estudo experimental. 

No estudo analítico foram examinados 21 infográficos jornalísticos animados e interativos de saúde encontrados em portais de noticias brasileiros. Já no estudo experimental foram realizados testes de compreensão com 50 participantes, avaliando a compreensão de 5 versões de um infográfico. 

Os resultados da análise indicaram a baixa utilização de recursos de áudio, uso de animações decorativas em conjunto com explicativas, predominância do estilo desenho, cortes seccionais, e utilização de recursos simples de interação. Os testes de compreensão mostraram que a versão animada foi a que obteve o os maiores resultados, enquanto a versão animada interativa apresentou o menores. 

No entanto, ao confrontar os estudos concluiu-se que problemas ligados a organização do conteúdo e a forma que é utilizada a interação na infografia de saúde atualmente, suprimem o possível benefício que a interação poderia trazer à compreensão.

PPGDesign

Download do documento
depositado na biblioteca